Junta de Freguesia de Dornelas do Vouga Sábado, 23 de Outubro de 2021
Como avalia o novo cemitério de Dornelas?
Muito bom
Bom
Razoável
Ver resultados
Votos: 22
III Encontro Nacional de Freguesias com o nome de DORNELAS

No pretérito dia 17 de agosto, 126 habitantes, de todas as idades, da freguesia de Dornelas do Vouga deslocaram-se à freguesia de Couto de Dornelas, concelho de Boticas, a fim de participarem no III Encontro Nacional de Freguesias com o nome de Dornelas. À semelhança de anos anteriores, o passeio foi organizado pela Freguesia de Dornelas.
O acolhimento naquela freguesia foi, tal como o tempo, bastante caloroso. Os autocarros chegaram àquela freguesia pelas 12:00 horas, com 1h30m de atraso em relação ao previsto, o que impossibilitou fazer uma visita guiada aos principais pontos turísticos do local. Os Dornelenses dirigiram-se, de imediato, para o local onde se seguiu uma missa campal, que também foi sujeita a um adiamento de 30 minutos, para que todos pudessem participar na celebração eucarística e na procissão que se seguiu e que contou com a presença de 6 andores cuidadosamente ornamentados, na companhia dos restantes Dornelenses. Os representantes de Dornelas de Pampilhosa da Serra, por motivos imprevistos e de última hora, não puderam estar presentes. No fim da procissão, todos os participantes foram finalmente encaminhados a um parque, onde, debaixo de um pavilhão aberto e amplo, foi servido o almoço constituído por feijoada de javali, grelhados de carne barrosã e bebida à descrição.
A tarde foi animada com diversas atividades e ao som de música gravada e da banda de música local. Houve, ainda, um tempo dedicado à partilha de lembranças entre as freguesias envolvidas e os diversos representantes, sempre num clima de boa disposição e confraternização. Neste encontro de Dornelenses, estiveram presentes cerca de 500 convivas, oriundos das freguesias com o mesmo nome, dos concelhos de Aguiar da Beira, Amares, Boticas e Sever do Vouga.
Estes encontros poderão, em breve, ter uma dimensão internacional, havendo já uma equipa a estudar a forma como tal evento se poderá processar.
O regresso ocorreu pelas 17:30 horas, tendo ficado já pré-agendado o IV Encontro Nacional de Freguesias com o nome de Dornelas para o concelho de Amares, se não for possível fazê-lo em Pampilhosa da Serra, a ocorrer no próximo ano.


Inserida a 19-08-2014
Voltar